Folha de pagamento: qual é a melhor forma de fazer?

A folha de pagamento é um documento de grande importância para a empresa. Afinal, ela conta com dados sobre a vida do funcionário na empresa, jornada de trabalho, rendimentos e diversas outras informações relevantes. 

Além disso, quando o cálculo é feito com atenção e detalhado com cautela, assegura que todas as obrigações como impostos sejam pagos corretamente. Contudo, o problema para a grande maioria dos empreendedores é como montar da melhor forma a folha de pagamento. 

Se você também tem essa dúvida, preparamos um conteúdo especial. Fique e saiba como evitar erros e retrabalhos!

Entenda porque organizar a folha de pagamento

Como destacamos anteriormente, esse é um documento para a empresa e por conter dados importantes do empregado, deve estar sempre bem descrito e coerente. O cálculo da folha de pagamento deve ser feito com atenção para evitar problemas para ambas as partes. 

Além disso, para manter os direitos dos colaboradores sempre resguardados, é essencial prezar por discriminar todos os dados exigidos pela legislação. Assim, todo o time se mantém motivado de que os seus direitos estão em dia, evitando stress para o financeiro. 

Por fim, mais importante até mesmo do que entender os motivos que levam a manter em dias o registro da folha de pagamento é os processos que devem ser feitos para evitar problemas. Ou seja, tomar decisões que anulem qualquer possível erro, mantendo a folha precisa além de atualizada. 

3 dicas para montar a folha de pagamento da melhor forma 

Estar preparado e principalmente saber tudo aquilo necessário na folha de pagamento é essencial para uma empresa que deseja evitar problemas com a Consolidação das Leis Trabalhistas

Assim, para auxiliar no seu processo de cuidar da melhor forma da sua folha, separamos algumas dicas essenciais. São elas: 

1. Determine com antecedência o que deve constar na folha de pagamento

Na elaboração da folha de pagamento o planejamento é essencial para evitar erros e retrabalho. Por isso, separe todos aqueles dados que devem constar no documento e evite problemas na elaboração da folha. 

Os principais pontos a serem observados pelo gestor são:

Atividade realizada;

  • Dados cadastrais;
  • Remuneração;
  • Benefícios;
  • Forma de pagamento. 

2. Separe as funções para classificar os colaboradores

Como esse é um documento que contém todo o histórico do trabalhador na empresa, ele também pode precisar dessa folha. Por isso, para evitar que um dia ele fique vulnerável, facilite a descrição para apuração de valores em casos de:

  • Férias;
  • Horas extras 
  • Pedido de demissão. 

3. Benefícios especiais 

Para uma folha de pagamento bem elaborada é essencial ter atenção quanto ao registro e descrição dos benefícios especiais. Por exemplo:

  • Adicionais;
  • Licença maternidade;
  • Comissões (se for o caso);
  • Participação nos lucros e outros. 

Conte com uma contabilidade e melhore a sua folha de pagamento

A escolha de uma assessoria contábil de sua confiança como a Coan Contabilidade pode otimizar os seus processos de emissão e registro da folha de pagamento. Assim, fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar!

Leave A Comment

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.
💬 Precisa de ajuda?