O FGTS digital tem previsão de lançamento para o começo de 2024 e com ele algumas mudanças entram em vigor. Uma delas é a possibilidade de pagamento das obrigações via Pix, nova data de vencimento e, o mais importante de tudo, acesso facilitado pelo sistema ou app. 

Por isso, contadores e empresas precisam estar prontos e entender todas essas mudanças para cumprir com suas obrigações. Afinal, essa mudança não apenas migra o FGTS para o meio digital, mas também trata de um sistema que otimiza muitos processos burocráticos. 

Saiba como funcionará o FGTS digital

O sistema atual do FGTS não será tão similar ao FGTS digital que como destacamos, vem para reunir diversos processos burocráticos em um só lugar e simplificar procedimentos. 

Ou seja, é uma versão que vai muito além de uma simples guia online para o recolhimento do FGTS. Já no começo de 2024, estima-se que a gestão completa seja integrada em um aplicativo e também na plataforma na web, tudo com base nos dados preenchidos via eSocial. 

Assim, espera-se que as falhas humanas sejam minimizadas, pois os processos podem ser praticamente automatizados e acompanhados pelos colaboradores de forma mais ágil. Além disso, com o Pix, o sistema facilita o pagamento do FGTS, que é automático e instantâneo. 

Principais mudanças com o FGTS digital

  • Recolhimento via Pix;
  • Ajustes para empregador especial;
  • Alteração na data de vencimento do recolhimento mensal;
  • Impacto na Geração do Certificado de Regularidade do FGTS;
  • Uso do eSocial como fonte de dados;
  • Informações da base de cálculo da indenização. 

Como acessar o FGTS digital?

Primeiramente, você pode optar por baixar o aplicativo criado pela Caixa Econômica Federal e que está disponível para todos os sistemas operacionais. 

Outra opção para acessar é por meio do site www.gov.br/fgtsdigital. Ao acessar, você deverá fazer seu login do gov.br com o certificado digital ou CPF. 

Nesse novo sistema, uma mudança importante é que automaticamente os dados do eSocial são sincronizados com o FGTS. Afinal, essa também é uma obrigação trabalhista de suma importância para a contabilidade de toda e qualquer empresa. 

Quando entra em vigor o FGTS digital?

A partir do dia 1º de março de 2024, o FGTS digital entra em vigor. Vale destacar que ele esteve em fase de testes durante 2023 e janeiro já vem com uma obrigação de data para as competências. Assim, aqueles que estão resolvendo pendências do ano de 2023 já deverão começar a ordenação pelo novo sistema. 

 

A contabilidade deve acompanhar essas mudanças?

Sim, inclusive é de suma importância que a contabilidade da sua empresa esteja atualizada com as mudanças do FGTS digital. Portanto, conte com uma contabilidade atualizada e mantenha as suas obrigações contábeis. Não esqueça que as mudanças se aplicam para o vigor que se inicia em primeiro de janeiro de 2024.

Leave A Comment

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.
💬 Precisa de ajuda?