Muitos autônomos ainda têm dúvidas sobre as vantagens de legalizar negócio autônomo devido a complexa carga tributária existente no país. De fato, o peso dos impostos sempre foi fator de desestímulo para a legalização de uma atividade realizada de modo informal.
Pensando nisso, este artigo foi preparado pela Coan Online para explicar as vantagens que um autônomo obtém ao legalizar o seu negócio. Veja a seguir:
1 – Obtenção de um CNPJ regularizado
O CNPJ é o registro no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas, um documento de identificação da empresa para suas transações, seja com empresas ou governo. Sendo que para negociar com empresas é indispensável ter o CNPJ regularizado.
Além disso, é uma prática comum em algumas negociações consultar a regularidade do CNPJ. Assim como é necessário para participar de processos de licitação pública, sendo uma exigência legal.
2 – Proteção do Patrimônio Pessoal
Uma das maiores vantagens em legalizar o seu negócio de autônomo é a proteção de seu patrimônio pessoal. Ou seja, passa a existir uma separação jurídica entre os seus bens pessoais e os da empresa, assegurando que não são atingidos por problemas da empresa.
Com o CNPJ e a definição da forma jurídica, essa proteção do patrimônio é garantida. Além disso, ajuda a manter em separado as contas da pessoa jurídica da pessoa física.
3 – Emissão de Nota Fiscal
Para prestar serviços ou comercializar produtos para empresas é necessário a emissão de nota fiscal. Por isso, para o profissional autônomo trabalhar com empresas precisa emitir nota fiscal, o que só é possível tendo um CNPJ.
4 – Melhores ofertas de linhas de créditos
O CNPJ é um documento que gera para as empresas algumas facilidades junto às instituições financeiras, que não são oferecidas aos profissionais autônomos.
Ou seja, existem linhas de financiamentos e empréstimos com taxas menores e prazos maiores. Sendo muito importantes para aumentar o capital de giro, seja para expansão ou manutenção do negócio no começo.
5 – Economia de impostos
Uma das maiores vantagens em legalizar o seu negócio de autônomo é obter uma grande economia com o recolhimento de impostos. Isso porque conforme o regime tributário escolhido é possível obter benefícios e alíquotas menores.
Por exemplo, o regime do Simples Nacional, é um sistema simplificado para beneficiar os pequenos empreendedores. Por isso, oferece um recolhimento, em uma única guia, de oito impostos das esferas federal, estadual e municipal.
6 – Melhoria do relacionamento com os fornecedores
Os fornecedores sentem mais confiança para negociar com empresas regularizadas, ou seja, aquelas que possuem um CNPJ e cumprem as suas obrigações tributárias. Por isso, é possível obter melhores condições na hora de negociar com um fornecedor.
7 – Realizar negociação no mercado exterior
Para que uma empresa possa comercializar com outros países, deve estar com sua atividade legalizada. Isso porque é preciso realizar diversos cadastros junto ao governo para exportação, o que só é autorizado para empresas legalizadas.
É interessante observar que talvez no momento o negócio esteja muito pequeno para pensar nisso. Mas, as coisas mudam e podem vir a se tornar a realidade do negócio em pouco tempo atividades de exportação de seus produtos.
8 – Garante a Previdência Social para os colaboradores
As vantagens de legalizar negócio autônomo atingem também os funcionários, visto que passam a ter os valores relacionados aos direitos trabalhistas e previdenciários garantidos. Nesse sentido, é uma medida preventiva contra ações trabalhistas no futuro.
Conclusão: vem legalizar negócio autônomo com a Coan!
Com essas informações, a Coan Online destacou as vantagens em legalizar o seu negócio como autônomo. Além de apresentar informações relevantes sobre o assunto.
Se você deseja legalizar o seu negócio, entre em contato conosco que iremos te ajudar!
Acesse o site da Coan para ler os nossos outros artigos.
2 comentários sobre “Vantagens de legalizar negócio autônomo”
trezor.io/start
ledger app