Ei, autônomo! Você sabe quais são as vantagens em legalizar o seu negócio?

Muitos autônomos ainda têm dúvidas sobre as vantagens em legalizar o seu negócio devido a complexa carga tributária existente no país. De fato, o peso dos impostos sempre foi fator de desestímulo para a legalização de uma atividade realizada de modo informal.

Pensando nisso, este artigo foi preparado pela Coan Online para explicar as vantagens que um autônomo obtém ao legalizar o seu negócio. Veja a seguir:

 

1 – Obtenção de um CNPJ regularizado

O CNPJ é o registro no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas, um documento de identificação da empresa para suas transações, seja com empresas ou governo. Sendo que para negociar com empresas é indispensável ter o CNPJ regularizado.

Além disso, é uma prática comum em algumas negociações consultar a regularidade do CNPJ. Assim como é necessário para participar de processos de licitação pública, sendo uma exigência legal. 

 

2 – Proteção do Patrimônio Pessoal 

Uma das maiores vantagens em legalizar o seu negócio de autônomo é a proteção de seu patrimônio pessoal. Ou seja, passa a existir uma separação jurídica entre os seus bens pessoais e os da empresa, assegurando que não são atingidos por problemas da empresa.

Com o CNPJ e a definição da forma jurídica, essa proteção do patrimônio é garantida. Além disso, ajuda a manter em separado as contas da pessoa jurídica da pessoa física.

 

3 – Emissão de Nota Fiscal 

Para prestar serviços ou comercializar produtos para empresas é necessário a emissão de nota fiscal. Por isso, para o profissional autônomo trabalhar com empresas precisa emitir nota fiscal, o que só é possível tendo um CNPJ.

 

4 – Melhores ofertas de linhas de créditos 

O CNPJ é um documento que gera para as empresas algumas facilidades junto às instituições financeiras, que não são oferecidas aos profissionais autônomos. 

Ou seja, existem linhas de financiamentos e empréstimos com taxas menores e prazos maiores. Sendo muito importantes para aumentar o capital de giro, seja para expansão ou manutenção do negócio no começo.

 

5 –  Economia de impostos 

Uma das maiores vantagens em legalizar o seu negócio de autônomo é obter uma grande economia com o recolhimento de impostos. Isso porque conforme o regime tributário escolhido é possível obter benefícios e alíquotas menores.

Por exemplo, o regime do Simples Nacional, é um sistema simplificado para beneficiar os pequenos empreendedores. Por isso, oferece um recolhimento, em uma única guia, de oito impostos das esferas federal, estadual e municipal.

 

6 – Melhoria do relacionamento com os fornecedores

Os fornecedores sentem mais confiança para negociar com empresas regularizadas, ou seja, aquelas que possuem um CNPJ e cumprem as suas obrigações tributárias. Por isso, é possível obter melhores condições na hora de negociar com um fornecedor.

 

7 –  Realizar negociação no mercado exterior 

Para que uma empresa possa comercializar com outros países, deve estar com sua atividade legalizada. Isso porque é preciso realizar diversos cadastros junto ao governo para exportação, o que só é autorizado para empresas legalizadas.

É interessante observar que talvez no momento o negócio esteja muito pequeno para pensar nisso. Mas, as coisas mudam e podem vir a se tornar a realidade do negócio em pouco tempo atividades de exportação de seus produtos. 

 

8 – Garante a Previdência Social para os colaboradores 

As vantagens em legalizar o seu negócio atinge também os funcionários, visto que passam a ter os valores relacionados aos direitos trabalhistas e previdenciários garantidos. Nesse sentido, é uma medida preventiva contra ações trabalhistas no futuro.

 

 

Com essas informações, a Coan Online destacou as vantagens em legalizar o seu negócio como autônomo. Além de apresentar informações relevantes sobre o assunto.

Se você deseja legalizar o seu negócio, entre em contato conosco que iremos te ajudar! 

Acesse o site da Coan para ler os nossos outros artigos.  

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).
💬 Precisa de ajuda?