Como definir o ramo de atividade da sua empresa?

Você sabe o que é e como definir o ramo de atividade da sua empresa? São basicamente três categorias: indústria, comércio e serviços, cada qual com uma ampla variedade de opções.

Montar um negócio pode ser uma realização muito gratificante, principalmente para aqueles que sempre sonharam em ter o próprio negócio. Mas, afinal, como definir o ramo de atividade da sua empresa?

Você pretende montar um negócio, mas ainda não definiu o ramo de atividade ideal para a sua empresa? Neste conteúdo, vamos apresentar algumas dicas e conceitos que podem auxiliar na sua decisão, vale a pena conferir!

Quais são os principais ramos de atividade para abertura de empresas?

Quem decide abrir uma empresa tem que escolher entre um dos seguintes ramos de atividade:

  • Indústria;
  • Comércio
  • Serviços.

Vamos conferir, os principais detalhes sobre cada opção para auxiliar e oferecer suporte no seu processo de escolha, confira:

Indústria: O segmento industrial é formado por empresas que atuam na transformação e no beneficiamento de matérias-primas em produtos acabados.

Montar uma empresa nesse segmento pode ser um negócio muito lucrativo, no entanto, que exige maior investimento, levando em consideração que boa parte das indústrias depende de amplo espaço físico, máquinas e equipamentos específicos.

  • Exemplo: Indústria automobilística, indústria de alimentos, indústria de produtos farmacêuticos, indústria metalúrgica, dentre outras.

Comércio: Por sua vez, o segmento do comércio é aquele onde estão alocadas as empresas que se dedicam à revenda dos produtos ao consumidor final dos produtos fabricados pelo setor industrial.

  • Exemplo: Supermercados, padarias, farmácias, lojas de roupas, dentre outras.

Serviços: Por fim, temos o segmento de serviços, que é aquele que não atua na fabricação ou comercialização de bens, mas no fornecimento de mão de obra especializada para a execução de determinadas tarefas.

  • Exemplo: Prestadores de serviços de vigilância, conservação e limpeza, construção civil, contabilidade, dentre outras.

São inúmeras possibilidades de negócio à sua disposição, no próximo tópico, você confere algumas dicas para garantir uma boa escolha.

Dicas para definir o ramo de atividade da sua empresa

Pensando em abrir uma empresa e montar o próprio negócio, mas não sabe exatamente em qual ramo de atividade? Confira as dicas:

1.Escolha algo que você gosta

Nada melhor do que trabalhar com algo que realmente gostamos e nos identificamos. A sensação de realização e as chances de o negócio crescer e alcançar bons resultados são significativamente maiores.

Sendo assim, ao definir o ramo de atividade da sua empresa, pense em algo que você realmente se identifica.

2.Conheça o seu segmento de atuação

Evite aventuras, ao definir o ramo de atividade da sua empresa, tenha preferência por algo que você domine e conheça de perto.

Conhecer de perto o tipo de atividade que pretende exercer é um ponto muito importante para evitar erros na montagem e gestão do negócio.

3.Conheça o público-alvo e o mercado

Não defina o ramo de atividade da sua empresa sem antes conhecer o seu público-alvo e as necessidades do mercado.

Sempre que possível, procure abrir negócios promissores e com expectativa de crescimento para os próximos anos.

Precisa de apoio para abrir e regularizar a sua empresa? Conte com o apoio e assessoria da Coan Contábil, entre em contato com os nossos contadores.

11 3855-3439 ou 11 98251-5110

contato@coancontabil.com.br

 

Leave A Comment

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.
💬 Precisa de ajuda?