Como definir o CNAE do CNPJ da sua empresa

Você sabe o que é e como definir o CNAE do CNPJ da sua empresa? Se a sua resposta foi “NÃO”, saiba que você não está sozinho, pois essa é uma dúvida muito comum entre os empreendedores em geral.

Pensando em abrir um negócio, mas não sabe quais CNAEs escolher para o seu CNPJ? Não se preocupe, vamos ajudar você!

Nesse conteúdo, a Coan vai tirar todas as suas dúvidas em relação à escolha do CNAE e auxiliar você a fazer a escolha certa.

Deseja saber mais? Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.

O que é CNAE?

CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, uma espécie de catálogo com milhares de atividades empresariais que são utilizadas pelo governo para classificar as empresas.

Cada número CNAE representa um tipo de atividade e possui 7 dígitos numéricos apresentados na seguinte estrutura: XXXX-X/XX.

Vale destacar que a classificação de atividades é obrigatória para todas as empresas, não sendo, portanto, possível abrir um CNPJ sem informar pelo um CNAE válido.

Quantos CNAEs uma empresa pode ter?

De acordo com a legislação em vigor e Instruções Normativas da Receita Federal que tratam sobre o assunto, uma empresa pode ter até 100 CNAEs, desde que 1 deles seja o principal e os demais secundários.

No entanto, como em toda regra há uma exceção, no caso do MEI – Microempreendedor Individual, o limite é de 16 CNAEs por CNPJ, sendo 1 principal e até 15 atividades secundárias.

Como definir o CNAE do CNPJ?

Agora que você está começando a entender melhor o assunto, ficará mais fácil definir o CNAE do CNPJ.

Para definir a classificação correta para as atividades desenvolvidas pela sua empresa, você pode realizar uma consulta na tabela CNAE disponível no site do IBGE, clicando aqui.

No entanto, com mais de 1.300 atividades catalogadas, escolher o código CNAE correto pode não ser uma tarefa fácil, e além disso, uma escolha equivocada poderá resultar em problemas futuros, como um maior volume de impostos a pagar ou sanções fiscais.

Diante disso, a melhor alternativa é contar com o apoio e assessoria de um escritório de contabilidade, quando o assunto é como definir o CNAE do CNPJ.

Além de garantir que o empreendedor classifique a sua empresa nas atividades corretas, o contador poderá fornecer inúmeras orientações importantes ao empreendedor.

Conheça a Coan Contabilidade Online

Pensando em abrir a sua empresa, mas não sabe por onde começar? A Coan Online faz todo o processo para você!

1.CONTRATE a Coan Online;

2.CUIDAMOS DOS DETALHES: Nós analisamos e sugerimos o melhor regime tributário e atividades, para que sua empresa esteja sempre em dia;

3.HORA DA DOCUMENTAÇÃO Receba as orientações por e-mail e telefone e nosso departamento legal elabora todos os documentos, envia para assinatura e cuidamos do resto para você nos órgãos públicos;

4.ÚLTIMA ETAPA: Você acompanha o andamento até a emissão do CNPJ. Empresa aberta e nosso compromisso com sua satisfação!

Clique aqui, entre em contato conosco e solicite a abertura da sua empresa, agora mesmo!

 

 

 

Leave A Comment

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.
💬 Precisa de ajuda?