Você sabia que a contabilidade pode ajudar MEI (Microempreendedor Individual) a manter suas obrigações em dia, evitar problemas com o fisco e expandir os seus negócios?
Muitos acreditam que o MEI não precisa de contador, no entanto, mostraremos ao longo do conteúdo que esse tipo de pensamento não passa de um grande equívoco.
O Microempreendedor Individual que acredita no seu potencial e no crescimento da sua empresa, não pode abrir mão de serviços especializados em contabilidade.
Quais os principais benefícios do MEI?
O MEI oferece uma série de benefícios aos empreendedores, e por isso, acaba sendo a opção mais procurada por aqueles que desejam montar um pequeno negócio, formalizar suas atividades e obter um CNPJ.
Dentre os principais benefícios, podemos destacar:
- Maior facilidade para abertura da empresa;
- Pagamento de impostos em guia única;
- Pagamento de impostos em valor fixo e reduzido;
- Permissão para contratar um funcionário;
- Acesso a um CNPJ;
- Permissão para emitir notas fiscais;
- Acesso a condições especiais de crédito.
Quais são as obrigações do MEI?
Apesar de contar com diversos benefícios, precisamos destacar que o MEI também precisa cumprir algumas obrigações, dentre elas:
- Controle do livro caixa;
- Controle do limite de faturamento anual;
- Preenchimento e entrega da DASN MEI;
- Emissão e escrituração de notas fiscais;
- Emissão da guia para pagamento do MEI;
- Registro e admissão de funcionários;
- Cálculo da folha de pagamento;
- Emissão das guias para recolhimento de FGTS e INSS.
Ao observar as obrigações do MEI, fica fácil notar como a contabilidade pode ajudar o Microempreendedor Individual, não é mesmo?
É importante esclarecer que sem o auxílio e orientação do contador, o MEI corre riscos, fica sujeito a multas e pode ser desenquadrado, sem aviso prévio.
Gestão financeira do Microempreendedor Individual
A Coan Digital sabe que manter a organização e o controle financeiro é fundamental para o MEI que deseja colher bons resultados e chegar ao sucesso.
Por isso, além de zelar pelo cumprimento das obrigações fiscais, oferecemos serviços e soluções completas para gestão financeira do microempreendedor, incluindo:
- Acesso a um software de gestão financeira com integração contábil e bancos;
- Relatórios para acompanhamento;
- Emissão de NF e envio de boletos bancários;
- Conciliação bancária e de caixa;
- Contas a receber e a pagar.
Com o apoio do nosso time de especialistas, a sua empresa não só mantém as obrigações fiscais em dia, como também, otimiza os seus processos de gestão financeira.
Migrar de MEI para ME
Você já sabe que a contabilidade pode ajudar o Microempreendedor Individual a cumprir suas obrigações com o fisco e também a gerenciar de forma adequada os seus negócios.
No entanto, não podemos finalizar esse artigo, sem mencionar o apoio do contador no processo de transição do MEI para ME.
Se a sua empresa está crescendo, precisa de mais funcionários ou vai ultrapassar o limite de faturamento anual, o contador será fundamental para migrar sua empresa de MEI para ME.
Conheça mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco e veja de perto como a contabilidade pode ajudar MEI.